home

Medidas de reforço do SNS

Medidas de reforço do SNS

A simplificação na contratação de profissionais de saúde, a contratação de médicos aposentados sem sujeição aos limites de idade, a mobilidade de trabalhadores e a suspensão dos limites de trabalho extraordinário, são algumas das medidas de contingência tomadas pelo Governo para “garantir o estado de prontidão” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no combate à pandemia do Covid-19.
Medidas de reforço do SNS

A ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou que o regime excecional de simplificação da contratação de profissionais de saúde destina-se a suprir carências que venham a ser assinaladas pelas instituições, como os hospitais, e para “tentar minimizar os constrangimentos” das linhas telefónicas SNS 24 e de apoio ao médico.

A lista de medidas inclui ainda regimes excecionais para a aquisição de serviços por parte de órgãos, organismos, serviços e entidades do Ministério da Saúde, assim como de composição das juntas médicas de avaliação das incapacidades das pessoas com deficiência.

O Governo aprovou ainda um regime de prevenção para profissionais do setor da saúde diretamente envolvidos no diagnóstico e resposta laboratorial especializada.

Já esta sexta-feira, no Parlamento, a ministra reiterou o compromisso do Governo de “continuar a melhorar” a linha de saúde 24, com um novo ‘call center’ preparado para responder a duas mil chamadas em simultâneo.

Marta Temido assumiu também o compromisso do Governo de reforço da resposta às necessidades futuras em termos de camas e ventiladores, deixando igualmente a garantia de que o alargamento dos testes será feito “à medida que as autoridades de saúde o recomendarem”.

A ministra insistiu no apelo à responsabilidade de todos, autarcas, Governo, cidadãos, e disse que este é o “momento e ler, de estudar, e ser criterioso na absorção de informação”.

“É sobretudo o momento de aliar contenção, precaução à mitigação, não deixando nunca de ajudar ninguém, não deixando nunca que alguém fique sozinho em casa isolado (…), disso não nos absteremos”, assegurou.