Mário Soares vai ser o primeiro deputado honorário
No âmbito das comemorações dos 40 anos da Constituição, todos os deputados constituintes vivos que aprovaram a Lei Fundamental a 2 de abril de 1976 vão receber o diploma com o título de deputado honorário, iniciativa que o Parlamento aprovou ontem por unanimidade.
Inicialmente, tinha ficado previsto que o primeiro a ser distinguido fosse o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia à parte, no Palácio de Belém, na manhã do dia 14 de abril. No entanto, segundo revelou Ferro Rodrigues, “está também previsto que esse diploma seja entregue”, antes mesmo de Marcelo Rebelo de Sousa, a Mário Soares.
“Foi concertado com o gabinete do Presidente da República que antes da mesa da Assembleia se dirigir a Belém fará todos os esforços para poder contactar o doutor Mário Soares e entregar-lhe esse diploma de deputado honorário, que foi também constituinte, e esperemos que as condições de saúde assim o permitam”, explicou Ferro Rodrigues.
Recorde-se que a cerimónia para entrega dos diplomas aos restantes constituintes vivos que aprovaram a Constituição da República Portuguesa de 1976 decorre no Parlamento, no dia 14 de abril, no final da sessão plenária, sendo depois descerrada uma placa em homenagem aos deputados da Constituinte, pelos deputados da XIII Legislatura, no Átrio Principal.
Veja aqui o programa completo das comemorações dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa.