home

Mário Soares recebeu a chave da cidade de Lisboa

Mário Soares recebeu a chave da cidade de Lisboa

Entrega da chave da Cidade de Lisboa a Mario Soares
Fernando Medina e Duarte Cordeiro entregaram hoje a Mário Soares a chave da cidade de Lisboa, a mais alta distinção atribuída pelo município de Lisboa a personalidades com relevância nacional e internacional.

Cumprindo aquela que havia sido uma deliberação tomada em Reunião de Câmara, Fernando Medina e Duarte Cordeiro, Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, respetivamente, entregaram a chave da cidade de Lisboa ao antigo Presidente da República, Mário Soares.

Esta foi uma cerimónia carregada de simbolismo por refletir uma decisão que havia sido tomada por ocasião dos 90 anos de Mário Soares e por ter acontecido no dia em que se assinalam os 42 anos da revolução de 25 de abril de 1974.

Nascido e criado em Lisboa, Mário Soares é um dos alfacinhas mais ilustres, que conhece e ama a cidade como raros. A Lisboa de Soares é a Lisboa do Campo Grande, onde mora, e a Lisboa do Aljube, onde esteve preso.

O antigo Presidente foi um resistente à ditadura e, em todas as circunstâncias, corajoso combatente pela liberdade, é a grande referência histórica do nosso regime democrático e o principal artífice da entrada de Portugal na Europa. Depois do 25 de Abril desempenhou os mais elevados cargos públicos (deputado nacional e europeu, ministro, conselheiro de Estado, primeiro-ministro, Presidente da República) e alcançou uma enorme projeção internacional, testemunhada pelo reconhecimento expresso em prémios internacionais de renome, doutoramentos honoris causa pelas maiores universidades do mundo, as mais altas condecorações e distinções oficiais.

Num ato que aconteceu na Fundação Mário Soares, Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, referiu que “Foi com muita emoção que fiz a entrega da chave da cidade a Mário Soares. Entre os construtores da democracia portuguesa, Mário Soares ocupa um lugar muito especial”.

Fernando Medina realçou, ainda, o caráter de “referência” que o antigo Presidente da República representa para as gerações mais jovens.

“A minha geração deve muito a Mário Soares. Por isso, atribuímos-lhe a mais alta distinção da cidade de Lisboa, num dia muito especial, o 25 de Abril”, acrescentou.