home

Mário Soares escreve no El País sobre a necessidade da refundação da esquerda democrática …

Mário Soares escreve no El País sobre a necessidade da refundação da esquerda democrática …

Mário Soares foi convidado pelo jornal espanhol El País para escrever um artigo de opinião, ao qual chamou “Uma conversa de Rubalcaba e Seguro”.

O ex-presidente da República defendeu que Portugal e Espanha deveriam estreitar relações cada vez mais “frequentes e fraternas”. “Os partidos socialistas, hoje quase todos na oposição, deviam refundar-se”, escreveu.

Recordou quando decidiu com o presidente do Governo Felipe González, “um querido amigo”, “ingressar no mesmo dia na CEE”, mantendo “sempre contactos regulares e fraternos”.

Frisou o “recente encontro em Lisboa entre os dois dirigentes socialistas ibéricos, Alfredo Rubalcaba, do PSOE, e António José Seguro, do PS. Anteriormente, e não faz muito tempo, teve lugar a reunião, também em Lisboa, entre o presidente do Governo, Mariano Rajoy, líder do PP, e o atual primeiro-ministro português, Passos Coelho, líder do PSD e da coligação governamental PSD/CDS-PP.” “Há, portanto, na época de crise global em que vivemos muitas razões para aprofundar as nossas relações”, sustentou Mário Soares.

Sublinhou, no seu artigo, que “o mais importante é a maneira de vencer a crise e de evitar que a austeridade, que os mercados quiseram impor, nos impeça de crescer economicamente e lutar contra o desemprego, com fim de o reduzir drasticamente.”

Mais uma vez demonstrou a necessidade de união entre os partidos de esquerda: “Acho que os partidos socialistas, social-democratas, trabalhistas e verdes, hoje quase todos na oposição, devem aproveitar esta oportunidade única para refletir sobre o papel da esquerda e refundar-se nos âmbitos político, económico, social e cultural”.

Não esqueceu a possível vitória de um socialista nas presidenciais francesas, considerando que se “abre uma janela de esperança”.