Mário Centeno eleito personalidade do ano
Para a escolha do prémio em 2018, a AIEP considerou que Mário Centeno exerceu, enquanto presidente do Eurogrupo, “um cargo internacional de relevo, com uma forte projeção internacional”, destacando o nome de Portugal ao tornar-se “o primeiro líder do grupo de ministros das Finanças da zona euro com origem no Sul da Europa, em particular de um país que foi alvo de um programa de resgate financeiro”.
Decisores políticos devem ser promotores de estabilidade no crescimento económico
Na sua intervenção na cerimónia de entrega do prémio, o ministro das Finanças do governo português abordou o ciclo de crescimento do país, frisando que o mesmo deve ser sustentado numa lógica de longo prazo e que os decisores políticos devem ser “os principais promotores” da sua estabilidade, partilhando que essa tem sido a sua “maior preocupação enquanto responsável político”.
“Hoje podemos dizer que Portugal cresce acima da média da União Europeia, algo que não acontecia há muitos anos, mas não nos devemos esquecer de uma coisa. Sou economista, e ninguém descobriu o elixir do crescimento eterno. Todo o processo de crescimento económico é, fazendo uma analogia com a atividade desportiva, uma maratona, não é uma corrida de 100 metros”, sublinhou.
Depois, falando da projeção do país no exterior, Centeno testemunhou a mudança percecionada na imagem que os portugueses emigrados têm atualmente de Portugal.
“Pude perceber a valorização que os portugueses lá fora fazem da evolução da nossa economia, da nossa sociedade”, referiu, acrescentando que existe uma vontade manifesta, de muitos portugueses, em regressar. “A reação que recebi (…) foi o desejo de voltar, porque Portugal hoje tem uma avaliação lá fora que é muito diferente daquela que existia há não há muito tempo atrás”, salientou.
O prémio personalidade do ano/Martha de la Cal é atribuído desde 1990 por um júri de 60 jornalistas estrangeiros acreditados em Portugal, distinguindo a pessoa ou instituição que durante o ano mais contribuiu para promover a imagem do país no estrangeiro.