Mariano Gago homenageado com nome de prémio
Rosalia Vargas, presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e diretora do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, que terminou recentemente o mandato de dois anos na presidência da Ecsite, explicou que a proposta de dar o nome de Mariano Gago ao prémio veio de um dos ex-presidentes e atual membro honorário da rede, Per-Edvin Persson, tendo sido aceite unanimemente.
Persson, que é também presidente do centro de ciência finlandês Heureka, disse ter sido “natural reconhecer a importância que Mariano Gago teve” para a causa da ciência, destacando-o como “um campeão dos centros de ciência na Europa”.
“Ele era um exemplo de um decisor político muito bem formado e literato que compreendia a importância do trabalho que fazemos”, referiu. “Entendia que precisamos de levar a ciência até à sociedade.”
O prémio deste ano – Mariano Gago Ecsite Awards 2015 – distinguiu o Museu de Ciência e Tecnologia Norueguês, em Oslo, pela exposição TING, que convida os visitantes a explorar e questionar a complexidade de relações entre tecnologia e democracia.