home

Margarida Marques frisa acordo histórico “para o agora e para o futuro”

Margarida Marques frisa acordo histórico “para o agora e para o futuro”

A eurodeputada socialista Margarida Marques considerou “histórico” o acordo alcançado ontem entre a presidência da União Europeia e o Parlamento Europeu sobre o próximo orçamento comunitário, já que, pela primeira vez, se aumenta o “orçamento da União Europeia (UE) que tinha sido acordado pelos chefes de Estado e de Governo”.
União Europeia dá luz verde ao Orçamento Plurianual

A presidência alemã da União Europeia chegou a acordo com os eurodeputados sobre os montantes do próximo orçamento comunitário, que será reforçado em 15 mil milhões de euros para financiar programas europeus e em mil milhões de euros para situações imprevistas.

“O Parlamento Europeu chegou a um acordo histórico nesta negociação: pela primeira vez conseguimos aumentar o orçamento da União Europeia que tinha sido acordado pelos chefes de Estado e de Governo. Um acordo para o agora e para o futuro”, frisou a socialista.

Segundo Margarida Marques, o acordo vai permitir proteger os cidadãos durante a pandemia de Covid-19, uma vez que “triplica o orçamento para o programa saúde (EU4HEALTH) e reforça o programa de investigação; mobiliza importantes recursos para setores particularmente afetados por esta crise como o setor da cultura ou a ajuda humanitária; reforça o financiamento do programa Direitos e Valores, essencial para a democracia e o Estado de direito; aumenta a capacidade da UE de promover o investimento com o reforço do programa InvestEU”.

“Introduzimos novas fontes de financiamento do orçamento da UE sem pedir mais esforço aos cidadãos”, explicou a eurodeputada, que acrescentou que também ficou assegurado que “os encargos da resposta europeia à crise não vão comprometer as políticas futuras da UE como a coesão ou a política agrícola comum (PAC)”.

Margarida Marques apontou depois que foram reforçados “os poderes do Parlamento Europeu no Fundo de Recuperação, assegurando assim mais transparência e responsabilidade democrática”.

“O Grupo dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu contribuiu de uma forma decisiva para esta resposta imediata, mas que irá também acautelar os fortes impactos que a pandemia irá provocar no futuro”, acrescentou.