Manuel Alegre distinguido pela Universidade de Lisboa
Uma distinção que Manuel Alegre considera “uma honra”, destacando, sobretudo, o significado da proposta da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
“É uma honra ser distinguido por uma universidade antiquíssima, partindo de uma proposta de uma faculdade tão prestigiada como a de Letras. Considero que se trata também de um estímulo literário, um reconforto nos planos moral e cultural”, salientou.
A Universidade de Lisboa fundamenta a atribuição do título como sinal de “reconhecimento do papel da poesia de Alegre, que se constitui um marco do que de melhor o género lírico em Portugal apresenta desde a década de sessenta de novecentos até ao presente”.
Ainda de acordo com a instituição académica, “a prosa de Manuel Alegre, pela reflexão sobre temas que levanta na sociedade portuguesa, nomeadamente a formação da autoconsciência, a experiência da Guerra Colonial e do exílio ou a luta contra a ditadura, são também referenciados para a atribuição do prémio, assim como a sua vasta vida política e capacidade interventiva”.
Na cerimónia, que tem lugar na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, o elogio será proferido pela professora catedrática Paula Morão, da Faculdade de Letras, decorrendo ainda um momento de declamação de um excerto da obra de Alegre, pelo ator Diogo Dória, e um momento musical por Cristina Branco.