Mais de 90 mil adultos certificados através das Novas Oportunidades
De acordo com os dados da Agência Nacional para a Qualificação, que hoje serão apresentados pelo primeiro-ministro na Póvoa do Varzim no âmbito da inauguração de um novo Centro, desde 2007 e até 31 de Agosto de 2008, inscreveram-se nos Centros de Novas Oportunidades 447.774 adultos, dos quais 92.351 obtiveram certificados ao nível do ensino básico e secundário.
O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social já tinha salientado quinta-feira que o programa de requalificação Novas Oportunidades estava a ter uma boa adesão, pois já envolveu cerca de 10 por cento da população activa, num total de mais de 500 mil cidadãos.
O programa de requalificação Novas Oportunidades, apresentado em Setembro de 2005 pelo primeiro-ministro, é tutelado pelo Ministério do Trabalho e pelo Ministério da Educação. O objectivo do programa é qualificar um milhão de activos até 2010, assim como envolver mais de 650 mil jovens em cursos técnicos e profissionalizantes. A importância da estratégia da qualificação está também expressa no Plano Nacional de Emprego e no Plano Tecnológico.