Mais de 400 projetos de inovação empresarial aprovados
Pedro Marques revelou ainda que os projetos aprovados representam cerca de mil milhões de euros de investimento das empresas, sobretudo pequenas e médias empresas (PME), que podem criar cerca de 5.500 postos de trabalho, “dando um impulso muito importante ao crescimento, ao investimento e ao emprego”.
Do total de projetos aprovados, mais de metade são do norte do país, com o governante a salientar a “grande dinâmica” das PME da região envolvidas, e também do centro do país, considerando ser “uma boa notícia” poder “espalhar a criação de emprego por todo o território”.
O ministro destacou ainda que os incentivos aprovados oferecem uma garantia maior de criação efetiva de emprego. “Só se as empresas cumprirem com tudo o que está comprometido com o Estado é que uma parte dos incentivos se podem tornar não reembolsáveis”. Neste sentido, acrescentou, “temos mais garantias de que as empresas avançarão com os seus investimentos e com a criação de emprego”.
Pedro Marques estimou também que as empresas envolvidas nos projetos de incentivo e investimento deverão ter um aumento das exportações na ordem dos 60%.