Maior envolvimento dos cidadãos nos desafios ambientais depende da resposta às suas preocupações e necessidades
Vasco Cordeiro falava esta terça-feira, em Paris, onde participou na sessão ‘Promover o Compromisso’, no âmbito do Global Positive Forum, promovido pelo Institut de l’Économie Positive.
Segundo o governante socialista, uma das soluções para este desígnio passa por um maior empenhamento dos cidadãos nas estratégias e nas políticas de resposta a estes desafios, cabendo às instituições públicas promover a transparência, através da partilha da informação sobre as decisões que são tomadas nestas matérias.
Nesse sentido, Vasco Cordeiro apontou o exemplo da ilha açoriana do Corvo, onde a população decidiu pela criação de uma área de restrição de pesca, que “não foi imposta e que não resultou de regulamentos ou da lei”.
“Se quisermos ter cidadãos mais empenhados, em primeiro lugar, temos de ter em conta as suas necessidades diárias. Se quisermos discutir as alterações climáticas, temos de as relacionar com a vida das pessoas que são afetadas por estes fenómenos”, sublinhou.
O Institut de l’Économie Positive foi criado, no final de 2018, pelo economista francês Jacques Attali, com o objetivo de contribuir para soluções concretas que permitam alcançar os objetivos económicos, sociais e ambientais para o benefício das gerações presentes e futuras.