Luta contra a direita em defesa do Estado na saúde e educação
José Sócrates prometeu, no comício de Castelo Branco, luta aos projectos da “direita” de retirar o Estado da saúde e educação, definindo a educação pública e o Serviço Nacional de Saúde como factores de “justiça social” e “igualdade”.
O secretário-geral socialista enumerou as medidas tomadas pelo Governo ao longo da última legislatura, como o complemento solidário para idosos e o acesso gratuito as genéricos por parte da terceira idade, perguntando: “é aqui que querem retroceder, é aqui que querem rasgar?”. “Vejo para aí a direita política, que tem um preconceito contra o Estado, a achar que o Estado deve recuar na educação, na saúde e na segurança social. Pois estou aqui para dizer à direita que o PS lutará contra isso, porque o Estado deve estar presente para assegurar uma boa educação para todos”.
José Sócrates afirmou estar presente nesta campanha para lutar pelo SNS, para “garantir a igualdade no acesso à saúde, que é fundamental para a dignidade da vida humana”. “Pela primeira vez, nos últimos 30 anos, o SNS nem sequer é referido no programa do PSD, o que quer dizer alguma coisa. Pois nós estamos aqui para dizer que queremos um SNS de qualidade, para que haja mais igualdade e para que a saúde seja melhor para todos. Quem quer que o Estado retroceda na educação, na saúde ou na segurança social encontrará o PS pela frente”.