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Lojas e Espaços Cidadão preparam retoma do atendimento presencial em segurança

Lojas e Espaços Cidadão preparam retoma do atendimento presencial em segurança

Duas mil e quinhentas barreiras de acrílico de proteção estão já a ser instaladas nas Lojas de Cidadão e nos Espaços Cidadão, num investimento de cerca de 120.000 euros, para garantir a proteção de trabalhadores e utentes e possibilitar a retoma regular do atendimento presencial.
Lojas e Espaços Cidadão preparam retoma do atendimento presencial em segurança

O Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública refere que os meios físicos de proteção abrangem as 34 Lojas de Cidadão geridas pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), com cerca de 1.000 barreiras e outras 1.500 nas Lojas e Espaços Cidadão geridos pelas autarquias.

Refira-se que o Conselho de Ministros aprovou, na última quinta-feira, o decreto-lei que estabelece o apoio às autarquias locais para a instalação de barreiras acrílicas de proteção em postos de atendimento presencial nos Espaços e Lojas de Cidadão cuja gestão seja da sua responsabilidade, disponibilizando para o efeito o apoio técnico e financeiro da administração central.

As Lojas do Cidadão foram encerradas quando Portugal entrou em estado de emergência, com o decreto que o executa a determinar que se manteria o atendimento presencial apenas mediante marcação, na rede de balcões dos diferentes serviços, bem como a prestação desses serviços através dos meios digitais e dos centros de contacto com os cidadãos e as empresas.

As novas medidas, agora implementadas, visam assegurar as adequadas condições de segurança, a utentes e funcionários, para uma reabertura generalizada do atendimento presencial.