“Nós temos pessoas, ideias e um projeto”, frisou o líder dos socialistas da Madeira, no final da reunião Comissão Política que decorreu na sede regional socialista, na cidade do Funchal, ocasião que aproveitou para reiterar que “o PS é um partido de poder que almeja governar a Região para resolver os problemas”.
Vincando não valer a pena repetir “uma fórmula que só traz instabilidade” à Madeira, numa clara referência à hegemonia governativa do PSD de Alberto João Jardim e Miguel Albuquerque durante 49 anos, Cafôfo adiantou que o PS/Madeira pretende “ir ao encontro das necessidades” na habitação, na saúde e rendimentos, “com propostas exequíveis, não entrando em populismos, nem em demagogias”.
E declarou acreditar que “o ano 2025 marcará a viragem política na Região, com a coragem os madeirenses”.
Perante os jornalistas, o dirigente socialista fez notar que, na lista de candidatos do PS/Madeira às legislativas regionais, “a base é mantida face ao último ato eleitoral, mas temos a introdução de algumas inovações”.
Neste ponto, o dirigente socialista destacou o “retorno” de Silvia Silva e de Elisa Seixas, que mostraram ser, na penúltima legislatura, “deputadas muito competentes com provas dadas”.
Destacou também a estreia do coordenador dos Estados Gerais, o professor universitário e investigador Gonçalo Leite Velho, bem como a inclusão de Ricardo Franco, atual autarca de Machico, no quinto e décimo lugares, respetivamente.
O PS/Madeira repete as candidaturas de Sancha Campanella, Avelino Conceição, Isabel Garcês, Victor Freitas, Jacinto Serrão, Rui Caetano, Olga Fernandes e Miguel Brito, Carlos Coelho e Patrícia Agrela, em diferentes lugares.
Na lista do PS/Madeira encabeçada por Cafôfo, a secretária-geral dos socialistas madeirenses, Marta Freitas, é a número dois, seguida do presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Emanuel Câmara, que liderou a estrutura socialista regional entre 2018 e 2022.
Foram também integrados até o 24.º lugar da candidatura Gonçalo Jardim, Cátia Pestana, Jesus Santana, Filipa Chaves, João Pedro Rodrigues, Dorisa Aguiar e Marta Drumond.
A lista de candidatos — aprovada por maioria, com 30 votos a favor, quatro brancos e um nulo — é “inteiramente paritária, sendo que, do número 1 ao 24, tem 46% de mulheres e, do 25.º ao 47.º lugar, conta com 51% de elementos do sexo feminino”, realçou ainda o presidente do PS/Madeira.
As eleições para o Parlamento regional, marcadas para 23 de março, ocorrem dez meses após as últimas legislativas, em 26 de maio de 2024, tendo decorrido do facto de, a 17 de dezembro passado, o governo minoritário do PSD/M ter sido derrubado com a aprovação de uma moção de censura por toda a oposição, uma situação sem precedentes no arquipélago.
Conforme estabelece a lei eleitoral, a campanha eleitoral na Região Autónoma da Madeira decorrerá entre 9 e 21 de março.