Lisboa homenageia Mariano Gago
Reconhecido como “um dos grandes impulsionadores do desenvolvimento científico e tecnológico em Portugal”, José Mariano Gago, docente universitário, cientista e ministro de governos socialistas, dá agora nome ao largo que fica no Parque das Nações, em frente ao Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva.
Trata-se de uma homenagem da Câmara Municipal de Lisboa ao professor que teve lugar no Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de novembro, data instituída por Mariano Gago, em 1996, quando era ministro da Ciência em honra de Rómulo de Carvalho, e no contexto das celebrações da Semana da Ciência e da Tecnologia, no Pavilhão do Conhecimento.
Durante a cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Lisboa lembrou o “extraordinário papel de um verdadeiro homem de serviço público que ajudou a mudar um país”.
Para Fernando Medina, o maior tributo que podemos prestar a Mariano Gago é “continuarmos a bater-nos pelas causas que ele sempre lutou”.
A vereadora da Cultura da CML, Catarina Vaz Pinto, presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, também fizeram questão de marcar presença nesta homenagem.
Esta homenagem, integrada na Semana da Ciência e da Cultura que decorre até 27 de Novembro, incluiu ainda a comemoração dos 20 anos da Ciência Viva, assinalada com uma exposição, um livro e a divulgação do arquivo histórico sobre 20 anos de atividade o serviço da cultura científica.