Lisboa eleita Capital Europeia do Desporto 2021
O anúncio foi feito pelo presidente da ACES Europe, Gian Francesco Lupattelli, durante uma cerimónia no Centro de Congressos de Lisboa, no final da visita de avaliação que a delegação do comité deste organismo realizou a Lisboa.
A eleição foi saudada pelo presidente da autarquia da capital, Fernando Medina, dirigindo um agradecimento especial a todas as organizações desportivas da cidade.
“Esta é uma distinção conquistada por todos vós”, afirmou o autarca perante uma plateia que incluía representantes de muitos clubes e coletividades de Lisboa, aos quais elogiou como “uma grande força social e coletiva em prol do desporto”.
Duarte Cordeiro, vice-presidente da autarquia e vereador com o pelouro do Desporto, considerou, por sua vez, que a escolha é “um prémio para Lisboa”, culminando o trabalho feito nos últimos meses, acrescentando que é também “uma responsabilidade” que projeta “muito trabalho pela frente”.
Fica agora, da parte da autarquia, o compromisso de um reforço do investimento no desporto e a vontade de chegar a 2021 com ainda maiores níveis de atividade desportiva dos lisboetas.
“O que podemos prometer é fazer de 2021 um ano de uma grande mobilização coletiva pelo desporto, pela prática desportiva, pelos valores do desporto e pela sua capacidade enquanto elemento de transformação e de modernização”, concretizando um processo de “democratização da cidade”, disse ainda Fernando Medina.
Governo congratula-se com “conquista” para Lisboa e para o país
O Governo, através de uma nota do Ministério da Educação, congratulou-se pela eleição, que considerou como uma “conquista”, não só para Lisboa, mas para todo o país.
“O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, saúdam o município de Lisboa e os lisboetas por esta conquista, que não só dignifica a capital portuguesa, como todo o país, e que reflete a forma como o desporto assumiu protagonismo na vida da cidade e dos seus habitantes”, refere a nota.
“Lisboa foi eleita para conceber um ano de atividade física e desporto e fá-lo-á, seguramente, com todo o empenho e dedicação. Mais infraestruturas, mais espaços verdes, mais inclusão, mais eventos, mais atletas, mais pessoas a fazer exercício físico – são muitas as razões que vão elevar o nome da capital portuguesa e de Portugal, já identificado além-fronteiras como um país de mérito desportivo. Disso são exemplos o palmarés de tantos atletas portugueses, as marcas internacionais de seleções e clubes, a prestigiante organização de eventos desportivos que o país protagonizou”, sublinha ainda a missiva do Executivo.