home

Lisboa e Portugal no centro da construção europeia

Lisboa e Portugal no centro da construção europeia

Vitalino Canas manifestou, na sequência do anúncio feito hoje pelo presidente checo de que assinou o Tratado de Lisboa, “grande alegria” pela perspectiva de entrada em vigor do Tratado, salientando que no plano simbólico Portugal e Lisboa ficarão no centro do processo de construção europeia.

Em declarações à agência Lusa, Vitalino Canas disse ver “com enorme satisfação a conclusão deste processo difícil e com vários obstáculos pelo caminho ao nível das ratificações por parte de vários Estados-membros”, manifestando a sua convicção de que o Tratado de Lisboa “será a grande referência da integração europeia” a médio e longo prazo.

“Este Tratado de Lisboa chegou a ser dado como morto por parte de alguns sectores, mas o facto de agora se verificar que afinal está vivo e vai entrar em vigor é um motivo de grande alegria. Uma alegria tanto mais reforçada por o Governo português ter tido um papel fundamental neste tratado e porque, do ponto de vista simbólico, Portugal e Lisboa ficarão associados ao centro da construção europeia”, declarou o membro do Secretariado Nacional do PS.