Lisboa e Paris cooperam em economia criativa e empreendedorismo
O acordo, firmado no recinto do evento Web Summit pelos presidentes das câmaras municipais das duas cidades – Fernando Medina por Lisboa, e Anne Hidalgo por Paris –, refere que no âmbito da economia criativa “as duas cidades cooperarão em diversos subdomínios da economia e indústrias criativas, incluindo o intercâmbio de conhecimento” em várias iniciativas, como por exemplo festivais de moda, ou a Trienal de Arquitetura de Lisboa.
Em relação às ‘smart cities’, o protocolo diz que as duas cidades irão cooperar “no quadro das estratégias e iniciativas” de dados abertos, “incluindo os programas de aceleração ‘Open Data’, o desenvolvimento dos centros operacionais e outros eventos relacionados”.
No que concerne ao empreendedorismo, o documento estabelece igualmente que Lisboa e Paris “encorajarão a troca de boas práticas nos projetos que possibilitarão o desenvolvimento dos seus ecossistemas de empreendedorismo e inovação, em particular nos subdomínios do acesso aos mercados, financiamento, governança e estrutura regulatória, o papel das universidades, o capital humano e as pessoas”.
Quanto à economia circular, o acordo assinado em Lisboa prevê a cooperação entre as duas capitais “nos subdomínios dos procedimentos internos municipais” em relação a este tema, “envolvimento dos cidadãos e o desenvolvimento de aplicações”.
Estreitar relações
Segundo o autarca lisboeta, este protocolo é mais um passo no estreitar das relações com Paris, que são muito fortes em várias áreas como a cultura, inovação, ambiente e combate às alterações climáticas.
Fernando Medina anunciou também um “apoio incondicional de Lisboa à agenda que Paris está a liderar em matéria ambiental”.
Já a presidente da Câmara de Paris destacou que estes “são temas importantes”, e que o acordo marca o reforço da parceria entre as duas capitais.
Anne Hidalgo aproveitou também para felicitar Lisboa “pelo trabalho extraordinário”.