home

Linha de Apoio de Emergência ao Setor das Artes chega a 311 projetos

Linha de Apoio de Emergência ao Setor das Artes chega a 311 projetos

A Linha de Apoio de Emergência ao Setor das Artes, criada pelo Governo para responder aos efeitos da pandemia de Covid-19, vai apoiar 311 projetos, com uma dotação reforçada de 1.7 milhões de euros.
Linha de Apoio de Emergência ao Setor das Artes chega a 311 projetos

O anúncio foi hoje feito pelo Ministério da Cultura, revelando que, entre 27 de março e 6 de abril, foram recebidas 1.025 candidaturas a este apoio extraordinário, das quais 636 foram consideradas elegíveis, sendo atribuídos apoios a 311 projetos, que representam 75% dos que foram identificados como “primeira prioridade”.

“Face ao elevado número de propostas apresentadas, o Ministério da Cultura decidiu reforçar a dotação orçamental desta linha de apoio em 700 mil euros”, face ao valor inicial de 1 milhão de euros, refere a tutela em comunicado, adiantando que os protocolos com os 311 projetos apoiados “deverão ser assinados ainda durante este mês”.

A Linha de Apoio de Emergência, criada para artistas e entidades culturais “em situação de vulnerabilidade”, destina-se a apoiar “projetos artísticos de criação nas áreas das artes performativas, artes visuais e de cruzamento disciplinar”, enquadrando-se no critério de “primeira prioridade” os projetos de “entidades que não recebem qualquer apoio público”.

“Como segunda prioridade, foi definido apoiar projetos de entidades beneficiárias de apoio manifestamente insuficiente para assegurar o seu regular funcionamento ou as atividades programadas, ou beneficiárias do programa de apoio a projetos da Direção-Geral das Artes (DGArtes)”, refere ainda a tutela.

O Ministério da Cultura fez também saber que ainda esta quarta-feira será divulgada “a declaração anual de prioridades da DGArtes”, que estabelece os programas de apoio a lançar até ao final do corrente ano, com a abertura dos primeiros concursos a ocorrer ainda durante o mês de maio.