home

Língua portuguesa “será cada vez mais relevante em todos os domínios”

Língua portuguesa “será cada vez mais relevante em todos os domínios”

O primeiro-ministro, António Costa, destacou ontem a dimensão cada vez mais universal da língua portuguesa, projetando a sua relevância crescente “em todos os domínios” e reforçando a importância do investimento no seu ensino.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
António Costa, Dia Mundial da Língua Portuguesa

Falando na sessão comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que teve como palco o Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, António Costa realçou já é hoje falado por 260 milhões de pessoas, número que se estima possa aumentar para quase o dobre no final do século, sendo uma língua que “está em crescimento” e que “será cada vez mais relevante em todos os domínios”, desde a ciência, passando pela atividade económica e – “sempre” – na cultura.

“Esse interesse vai ser cada vez maior, não apenas por sermos a língua mais falada do hemisfério sul, a quarta mais falada a nível mundial e a quinta na internet, mas também por ser uma língua que terá um crescimento demográfico muito significativo. Hoje somos 260 milhões, brevemente seremos 400 milhões e no final do século tudo indica que serão 500 milhões a falar português”, apontou o líder do executivo português.

Neste contexto, António Costa retomou a ideia da importância de prosseguir o investimento no seu ensino, dando como exemplo vivo os prémios de conto em língua portuguesa, atribuídos durante a cerimónia: “Todas as vencedoras estudam no estrangeiro, e isto mostra a importância do ensino da língua nos países estrangeiros onde há comunidades ou onde há um interesse crescente pela nossa língua”.

Na sua intervenção, tendo a ouvi-lo embaixadores e representantes diplomáticos de Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o primeiro-ministro destacou também que todos os países de expressão portuguesa vivem hoje em democracia, o que se afirma como um fator acrescido de enriquecimento e desenvolvimento.

“Este ano pudemos celebrar o momento em que o tempo de liberdade ultrapassou a duração do de ditadura e é por isso que estes países falam todos em liberdade. Há 49 anos Portugal e o Brasil viviam em ditadura e todos os outros povos estavam privados de liberdade pelo colonialismo. Agora todos podemos expressar-nos com uma língua livre e esta liberdade ajudará a enriquecer cada vez mais a nossa língua”, concluiu.

António Costa, que esteve acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e pelo secretário de Estado da Cooperação, Francisco André, inaugurou ainda, no espaço do Museu, uma exposição intitulada ‘Mulheres Saramaguianas’ no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, o único autor de língua portuguesa distinguido com o Prémio Nobel da Literatura.

ARTIGOS RELACIONADOS