home

Líderes socialistas europeus prepararam semestre europeu

Líderes socialistas europeus prepararam semestre europeu

O primeiro-ministro, António Costa, participou, no sábado, em Paris, numa reunião de chefes de Governo e líderes do Partido Socialista Europeu (PSE), promovida pelo Presidente francês, François Hollande, em vésperas de um novo Conselho Europeu, que decorrerá a 17 e 18 de março, em Bruxelas.

A reunião dos líderes socialistas europeus teve por objetivo preparar o próximo Conselho Europeu, cuja agenda será consagrada à crise migratória e ao processo do “semestre europeu” de coordenação de políticas económicas e orçamentais.

No final da reunião, António Costa afirmou que o objetivo do encontro, “muito importante”, foi “procurar coordenar políticas e posições”.

“Nós estamos muito brevemente a entrar no debate sobre o semestre europeu, e é importante que haja uma coordenação entre os diferentes governos socialistas, tendo em vista uma posição comum que ajude a Europa a crescer economicamente, a criar emprego, a responder às angústias que a juventude europeia tem quanto ao seu futuro, e a reforçar a segurança que todos temos que sentir”, disse.

António Costa sublinhou ainda que foi debatida uma “”visão compreensiva” da segurança: “A segurança nas nossas fronteiras, a segurança contra o terrorismo, mas segurança também quanto à possibilidade e oportunidades que temos de realizar os nossos sonhos e podermos concretizar as nossas ambições no mercado de trabalho”.

Acrescentando que “sem segurança, não haverá confiança no futuro da Europa”.

Uma nota do PSE indica que a reunião dos líderes socialistas europeus teve por objetivo coordenar uma estratégia política comum com vista a “um crescimento sustentável, emprego e promoção de direitos sociais fortes, numa altura em que a própria ideia da Europa está em perigo”.

“Os primeiros-ministros irão também discutir a crise de refugiados, promovendo uma solução justa e duradoura, baseada na solidariedade”, acrescenta a nota.