home

Líder socialista defende fiscalização preventiva de normas do OE 2014 e diz que Governo …

Líder socialista defende fiscalização preventiva de normas do OE 2014 e diz que Governo …

“À semelhança do que fez com a lei que determina o corte retroativo das pensões, o Presidente da República também deverá pedir a fiscalização preventiva de normas do Orçamento do Estado ao Tribunal Constitucional”, defendeu este noite António José Seguro, em Almeirim, durante um plenário com militantes socialistas. O líder socialista afirmou também que “seria mais interessante e inteligente para o país que fosse o Presidente da República a enviar a lei do Orçamento do Estado, porque permitiria correcções em tempo útil”.

Para António José Seguro, e a propósito do Orçamento do Estado, o Governo “chumbou o primeiro teste do consenso” ao não aprovar as propostas socialistas de alteração. A maioria reprovou já as “propostas claras e concretas” apresentadas pelo PS para o OE 2014, o que prova “que é o PS a propor e o Governo a chumbar”.

Perante a atitude da maioria é “evidente que o Governo chumbou no primeiro teste sobre a possibilidade de consensos e compromissos entre a maioria e o PS. Uma coisa são as conversas sobre as virtualidades teóricas dos consensos e dos compromissos outra é, em concreto, testar como a maioria se comporta em relação às propostas do PS. Ou a maioria estaria à espera que o PS assinasse de cruz, ou de um cheque em branco? Por isso andou bem o PS quando disse que não queria mais conversa fiada e que é no parlamento que verificamos a vontade política que cada um tem para contribuir para o consenso”, acrescentou o líder socialista, que reforçou ainda que “o PS não foge a nenhum debate, mas chega de conversa fiada. Chegou a altura de debater sobre propostas concretas” .