home

Líder do PS defende investimento no interior e quer combater custos de interioridade

Líder do PS defende investimento no interior e quer combater custos de interioridade

António José Seguro reafirmou em Proença-a-Nova o seu compromisso em desenvolver o Programa de Desenvolvimento do Interior e diz que “quem nasceu no Interior sabe que se não houver emprego, não há futuro”.

Em Proença-a-Nova, o Secretário-geral do Partido Socialista foi recebido num almoço de apoio ao candidato à autarquia local,  João Paulo Catarino. Durante a sua intervenção, o líder socialista reforçou também neste concelho o seu compromisso em defender o Programa de Desenvolvimento para o Interior e algumas das medidas que o compõem, como a facilitação às empresas de acederem a financiamento para  investir com taxas de juro mais pequenas e prazos mais dilatados.

António José Seguro referiu que nos próximos sete anos Portugal irá receber “vinte mil milhões de euros em fundos comunitários. Se uma parte desses fundos vierem para o Interior, podem ter a certeza de que o Interior se irá desenvolver”.

Ao contrário do “atual primeiro-ministro, que olha para o Interior como um encargo”, o líder socialista diz que não se resigna “a olhar para o Interior como se o Interior não tivesse potencialidades para se desenvolver”.

Foram também abordados no discurso alguns dos custos da interioridade, como a obrigação de uso da botija de gás. Segundo Seguro,  “as pessoas do Interior são duplamente penalizadas, pois não têm acesso ao gás natural e pagam o gás quase ao dobro do que custa o gás natural, e a botija custa mais do que a mesma botija de gás em Espanha. É altura de mudar esta situação. Propomos que a entidade reguladora possa agir para que o preço baixe para os níveis do mesmo preço do gás natural e proceder a uma alteração para que haja um preço máximo por botija”.

António José Seguro  esteve também durante a manhã em Vila Velha de Ródão, onde visitou uma empresa de transformação de papel que é um exemplo de sucesso, acompanhado pela atual presidente da Câmara Municipal, Maria do Carmo Sequeira, e pelo candidato Luís Pereira.