home

Liberdade de comunicação foi uma das grandes conquistas de Abril

Liberdade de comunicação foi uma das grandes conquistas de Abril

António Costa enalteceu ontem, em Sintra, a liberdade de expressão e de comunicação como uma “das grandes conquistas do 25 de Abril”. O primeiro-ministro esteve presente na inauguração do NewsMuseum, que simbolicamente abriu portas à meia-noite de 25 de abril, elogiando a criação deste novo espaço dedicado às notícias, aos media e à comunicação.
Liberdade de comunicação foi uma das grandes conquistas de Abril

“Uma das grandes vitórias da democracia foi a sua capacidade de reconciliação e como filho de alguém que era jornalista a 24 de abril acho que é particularmente importante celebrarmos este 25 de Abril com este museu à liberdade de expressão, à liberdade de comunicação, porque essa é também outra das grandes conquistas do 25 de abril”, afirmou o líder do Governo socialista.

Na visita inaugural, António Costa esteve acompanhado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a quem foi concedida a honra de ser o visitante “número um”, que também partilhou o elogio ao novo espaço. “Um município, no exercício de um poder local verdadeiramente democrático, apoia uma iniciativa que é uma iniciativa de consagração da liberdade de imprensa, de liberdade de informação”, destacou.

Antecedendo a visita, o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, promoveu um jantar onde marcaram presença, para além do Presidente da República e do primeiro-ministro, diversas personalidades da política e da cultura.

O NewsMuseum é um espaço expositivo e interativo com mais de 25 módulos temáticos, distribuídos pelos três andares do edifício onde esteve instalado o Museu do Brinquedo, cedido pelo município de Sintra à Associação Acta Diurna, presidida pelo antigo jornalista e consultor de comunicação, Luís Paixão Martins.

Este novo equipamento resulta de iniciativa privada e sem fins lucrativos, mas com “algum apoio do Estado” por parte de “um Executivo que, em boa hora, decidiu associar a cultura e a comunicação social”, explica Luís Paixão Martins, salientando ainda o acolhimento que o projeto mereceu por parte da autarquia.

“A nossa relação com a Câmara Municipal de Sintra é muito interessante. Parafraseando o senhor presidente, é uma relação de afetos”, referiu.

Uma parte dos conteúdos do museu foram cedidos pela RTP, mas o espaço conta também como parceiros fundadores a agência Lusa, que cedeu equipamentos e acervo noticioso e fotográfico, assim como a sua congénere espanhola Efe.

Para além de áreas dedicadas a diversos géneros jornalísticos e a temas como «propaganda», «bad news» ou «mind games», os visitantes podem ainda conhecer uma galeria de homenagem aos jornalistas e um espaço de realidade virtual sobre o futuro da comunicação.