António Costa alcança assim a segunda maioria absoluta da história do Partido Socialista, resultado apenas alcançado em 2005, triunfando em todos os 18 círculos eleitorais do continente e na Região Autónoma dos Açores. De fora, fica apenas a Região Autónoma da Madeira, onde mesmo tendo sido a segunda força política mais votada, alcançou, contudo, metade dos mandatos atribuídos.
Comparativamente aos resultados de 2019, os socialistas conquistam quase mais 400 mil votos e pelo menos mais nove deputados, garantindo, desde já, mais um do que o número necessário para ter maioria no Parlamento.
Ainda numa análise aos resultados de domingo, destaca-se a conquista pelo PS, face a 2019, dos círculos eleitorais de Bragança, Leiria, Vila Real e Viseu, completando o pleno do território continental.
No que se refere à distribuição de mandatos, o PS conquistou mais um deputado nos círculos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Vila Real, e mais dois pelo círculo do Porto, mantendo o mesmo número de deputados pelos restantes círculos.
Veja os resultados em detalhe aqui.