home

Laranjeiro – «Há uma desilusão face à ineficácia total das políticas de emprego do Governo»

Laranjeiro – «Há uma desilusão face à ineficácia total das políticas de emprego do Governo»

O PS considerou hoje que as políticas ativas de promoção do emprego adotadas pelo Governo são “uma desilusão” e revelam “total ineficácia”, traduzindo-se na mais elevada taxa de desemprego de sempre em Portugal.

A posição dos socialistas foi transmitida aos jornalistas pelo deputado Miguel Laranjeiro, também membro do Secretariado Nacional do PS, no final de uma reunião com cerca de duas dezenas de especialistas na área do emprego e que se insere na preparação deste partido para o debate sobre o Estado da Nação, na próxima quarta-feira, na Assembleia da República.

Na sede nacional do PS, estiveram representantes da UGT, da Associação Nacional de Direito ao Crédito, de Instituições Privadas de Solidariedade Social, de instituições bancárias com intervenção na área social, professores universitários, economistas e técnicos superiores de centros de emprego, além da ex-ministra Helena André e dos ex-secretários de Estado Fernando Medina e Pedro Marques.

No final da reunião, Miguel Laranjeiro disse que o PS concluiu que “há uma desilusão face à ineficácia total das políticas de emprego do Governo”.

“Todas as pessoas que ouvimos reforçaram a ideia de que o Governo virou as costas aos desempregados e às estratégias para a criação de emprego, seguindo uma política recessiva, que tem feito disparar o desemprego, que atinge já 15,2 por cento e com a previsão do próprio Governo de que a taxa de desemprego será de 16 por cento”, apontou o secretário nacional do PS para a Organização.

De acordo com Miguel Laranjeiro, os indicadores de desemprego “constitui a prova de que o Governo tem políticas erradas na economia e que têm um impacto grave do ponto de vista social”.

“Não há varinhas mágicas para resolver o problema do desemprego, mas há políticas de ordem económica que podem ter impacto na criação de postos de trabalho. Desde há um ano que o PS diz que a política recessiva do Governo iria ter este reflexo na taxa de desemprego”, acrescentou o deputado socialista eleito pelo círculo de Braga.