home

Laranjeiro: Governo criou máquina destruidora de emprego e já não sabe pará-la

Laranjeiro: Governo criou máquina destruidora de emprego e já não sabe pará-la

O PS considerou hoje que os dados do INE sobre o desemprego em Portugal “são absolutamente dramáticos” e traduzem uma situação mais negativa do que as piores previsões, sendo resultado da política de austeridade do Governo. 

A posição do PS foi transmitida pelo deputado Miguel Laranjeiro, em reação ao indicador do INE que refere que a taxa de desemprego em Portugal atingiu os 14,9 por cento da população ativa no primeiro trimestre de 2012, sendo o nível mais alto de sempre.

Esta taxa equivale a 819,3 mil trabalhadores no desemprego – mais 48,3 mil pessoas que no trimestre anterior, e mais 130,4 mil pessoas do que no primeiro trimestre de 2011.

“Os números que o INE apresentou são absolutamente dramáticos, sendo piores do que as piores previsões. Mais de 800 mil desempregados em Portugal, mais 130 mil do que há um ano atrás é o resultado da política do Governo do custe o que custar”, sustentou o dirigente dos socialistas.

De acordo com o dirigente nacional do PS o país está a sofrer as consequências de “uma máquina destruidora de emprego e o Governo já não sabe pará-la”.

“Há 400 novos desempregados todos os dias e o Governo está paralisado, de braços cruzados, sem propostas e sem capacidade de reação. A alternativa que apresentou recentemente o primeiro-ministro é que estar desempregado era uma oportunidade, mas estar desempregado é um drama”, afirmou.

Miguel Laranjeiro acusou depois o Governo de rejeitar propostas para o financiamento da economia, como uma proposta do PS para o financiamento do Banco Europeu de Investimento com uma linha de cinco mil milhões de euros, e ao mesmo tempo aumentou o IVA da restauração, o que está a ter consequências dramáticas”.

“Os números são cada vez mais negros e não há neste Governo nenhuma ideia”, realçou.