home

Juventude e empreendedorismo dominam cimeira Ibero-Americana na Colômbia

Juventude e empreendedorismo dominam cimeira Ibero-Americana na Colômbia

A juventude, a educação, a mobilidade e o empreendedorismo são os temas que preenchem a agenda da XXV Cimeira Ibero-americana, que se realiza entre hoje e sábado, em Cartagena das Índias, na Colômbia, com a participação do primeiro-ministro, António Costa.

Na antevisão do encontro dos chefes de Estado e de Governo, o ministro Augusto Santos Silva, salientou que o Governo português “comunga muito do mote da presidência colombiana”. “Ligar a juventude, a educação, a mobilidade e o empreendedorismo, diz-nos muito”, referiu.

Destacando o exemplo do programa de mobilidade de estudantes Erasmus, Augusto Santos Silva sublinhou que “tudo o que seja estimular a mobilidade académica e profissional, sobretudo dos jovens, no espaço ibero-americano, ajuda a construir esse espaço”.

O governante salientou também que “um dos grandes desafios do nosso tempo é o de retirarmos todo o potencial, do ponto de vista da economia e do desenvolvimento, que existe no facto de as novas gerações serem em regra muito mais qualificadas que as dos seus pais ou avós”.

“No caso do espaço ibero-americano, e em particular do espaço latino-americano, esse elemento ainda é mais impressivo, porque cerca de metade dos estudantes universitários são a primeira geração das suas famílias a chegar ao ensino superior”, acrescentou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros destacou ainda a importância da cimeira “pelo interconhecimento que potencia, nomeadamente nas reuniões bilaterais que se realizam à margem do encontro”.

Numa outra dimensão, o chefe da diplomacia portuguesa disse esperar que esta cimeira seja igualmente “um incentivo aos colombianos no esforço para uma paz duradoura” no país, na sequência do acordo de paz assinado no mês passado entre o Governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), para por fim a um conflito armado que se prolonga há 52 anos.

A Cimeira Ibero-americana junta na Colômbia os chefes de Estado e de Governo de 22 países, estando Portugal representado ao mais alto nível pelo primeiro-ministro e também pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Participará ainda no encontro o secretário-geral designado das Nações Unidas, António Guterres, presença que Santos Silva destacou pela oportunidade de os chefes de Estado e de Governo “ouvirem diretamente o novo secretário-geral, naquele que será um grande elemento simbólico”.

A conferência de Imprensa nacional está marcada para as 17h30 (23h30 em Lisboa).