home

Júlio Montalvão Machado (1928/2012)

Júlio Montalvão Machado (1928/2012)

Faleceu hoje o Dr. Júlio Montalvão Machado, fundador do PS e um dos mais ilustres democratas transmontanos. O Partido Socialista e o seu Secretário-Geral vergam-se perante a sua memória e apresentam as mais profundas e sentidas condolências à sua família, em especial aos seus filhos.

Júlio Montalvão Machado, médico oftalmologista, anti-facista, republicano, foi um dos fundadores da ASP e, depois, do PS. Integrou, nos primeiros anos da nossa democracia, a Comissão Nacional e a Comissão Diretiva do PS, tendo exercido todas as funções partidárias no seu distrito. Era Presidente Honorário da Federação Distrital de Vila Real. Foi Governador Civil do Distrito de Vila Real em 1974/1975, Deputado à Assembleia da República em 1979/1980 e Presidente da Assembleia Municipal de Chaves 1993/2001.

Júlio Montalvão Machado, perseguido pelo regime do Estado Novo, só viria a ser autorizado a exercer funções profissionais no Serviço Nacional de Saúde, depois do 25 de Abril, mas tal facto nunca provocou uma qualquer atitude de revolta.

A ética republicana era, para o Dr. Júlio, a sua inspiração de vida. Ao longo dos anos, Júlio Montalvão investigou história política portuguesa, em especial o pós Invasões Francesas e o período da implantação da República. A história dos Defensores de Chaves (1912) e a vida de António Granjo, Primeiro-Ministro em 1920/21 e seu familiar, foram a base das suas inúmeras publicações.

Deixa-nos uma personalidade única, a quem a república e a democracia muito devem.

António José Seguro