Júlio Miranda Calha
Dirigente Nacional do PS, Júlio Miranda Calha foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República entre 1976 e 2019. Foi Vice- Presidente da Assembleia da República, Presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional e da Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.
Como deputado, foi eleito para diversas organizações internacionais, de que se destaca a Assembleia Parlamentar da NATO, onde exerceu as funções de Vice-Presidente e de Presidente da Comissão de Segurança e Defesa.
Membro de vários governos, desempenhou funções como Secretário de Estado da Administração Regional e Local, Secretário de Estado do Desporto e ainda Secretário de Estado da Defesa Nacional.
A vida de Miranda Calha está profundamente ligada ao Distrito de Portalegre, de onde era natural, por onde foi eleito deputado e de que foi Governador Civil, tendo tido um papel fundamental no processo de transição e consolidação democrática.
Miranda Calha participou ativa e dedicadamente em todos os combates e em todos os momentos importantes da vida do PS.
O desaparecimento de Miranda Calha constitui uma grande perda para o Partido Socialista e para Portugal.
O Partido Socialista manifesta profundo pesar pela morte do seu camarada Júlio Miranda Calha e apresenta à família e amigos as mais profundas condolências.
Declaração do Secretário-geral, António Costa
O PS rende homenagem à memória de Júlio Miranda Calha, que dedicou toda a sua vida à construção e consolidação do Estado Democrático, como parlamentar, governante, dirigente e militante.
Eleito Deputado à Assembleia Constituinte , foi sucessivamente reeleito até à última Legislatura, tendo-se dedicado em especial à política de Defesa Nacional.
À sua família e amigos, apresentámos as condolência dos seus camaradas.
Nota do Grupo Parlamentar
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista apresenta as sinceras condolências à família, camaradas e amigos pelo falecimento de Júlio Francisco Miranda Calha.
A perda de Miranda Calha deve relembra-nos, Socialistas, o papel corajoso e destemido que teve na transição para o Portugal democrático, em particular no Distrito de Portalegre, sempre lutando pela Liberdade e pela Democracia, pelo Estado de Direito e pela dignificação das nossas Instituições.
Um Socialista que se notabilizou pelo trabalho desenvolvido ao longo de toda a sua vida nos vários cargos que ocupou, partidários, públicos e internacionais.
Miranda Calha foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República entre 1976 e 2019, foi Vice Presidente da Assembleia da República, desempenhou os cargos de Secretário de Estado do Desporto, Secretário de Estado da Administração Regional e Local, Secretário de Estado da Defesa e Governador Civil de Portalegre, bem como cargos e funções nacionais e internacionais, que muito honraram o Parlamento e o Partido Socialista.
De um humor fino, contagiante e inteligente na apreciação da construção na sociedade democrática deixa saudades a todos quantos com ele tiveram o privilégio de se cruzar.
Com esta perda estamos todos de luto.