home

JS celebrou a sua história com olhos postos no futuro

JS celebrou a sua história com olhos postos no futuro

Coimbra foi palco de um encontro de antigos dirigentes e ativistas da Juventude Socialista nas décadas de 1970 e 1980, ocasião para diferentes gerações partilharem a celebração da história da organização, desde a sua fundação e implantação, aos valores e desafios que conduziram e conduzem a sua ação.
JS celebrou a sua história com olhos postos no futuro

“Este encontro celebrou muito do passado, da história da nossa organização e dos dirigentes que a construíram. É importante ter consciência do simbolismo das histórias, das lutas e dos exemplos passados, percebendo também que as preocupações e os desafios que hoje enfrentamos são diferentes, mas igualmente importantes e necessariamente mobilizadores”, assinalou o atual Secretário-geral dos jovens socialistas, Ivan Gonçalves.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, foi o anfitrião do encontro, que reuniu ainda no Salão Nobre dos Passos do Concelho o Secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Federação Distrital do PS, Pedro Coimbra, entre muitos outros antigos dirigentes da JS, como o presidente e líder parlamentar socialista, Carlos Cesar, José Apolinário, José Leitão, Alberto Arons de Carvalho, Henrique Fernandes ou Margarida Marques.

A par do encontro, decorreu ainda, junto à sede da Federação Distrital do Partido Socialista de Coimbra, a mais antiga do país em funcionamento, uma sessão pública de homenagem a Mário Soares e a Guilherme Pinto, por ocasião da data em que este último, que estudou em Coimbra, celebraria o seu aniversário.