José Sócrates saúda proposta da Comissão Europeia
José Sócrates saudou esta tarde a proposta da Comissão Europeia para relançar a economia, salientando o apelo a mais investimento público dos Estados-membros.
O primeiro-ministro reforçou que a proposta da Comissão apela “a mais investimento público para combater a crise” para “ajudar as famílias e as empresas a enfrentar as dificuldades que aí vêm”, medida que tem sido preconizada pelo governo do Partido Socialista.
O reforço do investimento público “é a melhor forma de dar emprego às pessoas e ajudar as empresas a enfrentar as dificuldades”, afirmou José Sócrates. “Todos os países europeus o devem fazer de forma coordenada”, acrescentou.
Para o governo socialista, em Portugal essa aposta no investimento público deve incidir, particularmente, em três áreas: a “requalificação do parque escolar”, a “modernização da infra-estrutura tecnológica” e o sector energético.
A Comissão Europeia, através do seu presidente, Durão Barroso, anunciou hoje o plano de propostas para o relançamento da economia europeia, orçado em 200 mil milhões de euros, o equivalente a 1,5 por cento do PIB da UE. No pacote de propostas hoje apresentado por Bruxelas, a Comissão abre o caminho aos Estados-membros para uma redução temporária do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e outros incentivos fiscais, especialmente dirigidos aos cidadãos e sectores da indústria mais vulneráveis.