home

José Sócrates reúne com centenas de professores

José Sócrates reúne com centenas de professores

O secretário geral do PS, José Sócrates, reuniu no Porto com cerca de 750 professores  e salientou que para o Partido Socialista “a questão da educação é e sempre foi uma questão vital da agenda política”.

“A educação é [uma questão] central para garantir igualdade de oportunidades e o sucesso económico” do País, afirmou José Sócrates, que esteve no Porto para uma reunião com as estruturas sectoriais de educação do Partido Socialista e com professores militantes socialistas.

Na sua intervenção, destacou o “apreço que o PS tem” em relação à ministra da Educação, Isabel Alçada, também presente, cuja atuação, disse, “constitui um êxito político notável na negociação que fez com os sindicatos” quanto à avaliação de professores e ao estatuto da carreira docente.

“Duas reformas que começaram por ser controversas mas estão já consensualizadas”, salientou o líder socialista, comparando a situação com o início das aulas de substituição no Ensino Básico e as “dificuldades” sentidas aquando da sua introdução.

José Sócrates destacou ainda, seis mudanças estruturais no ensino realizadas pelo governo socialista nos últimos quatro anos: a recuperação do ensino profissional, a alteração do modelo de gestão das escolas, a melhoria da ação social escolar, a modernização tecnológica, o alargamento de escolaridade até ao 12.º ano e a requalificação das escolas de ensino básico e secundário.

Sobre o ensino profissional, afirmou ter o “orgulho de poder dizer” que foi corrigido “um erro que tinha décadas”, ao recuperar “com êxito” aquele grau de ensino.

Sócrates manifestou-se também orgulhoso por Portugal se encontrar “na linha da frente” dos países modernizados tecnologicamente ao nível do ensino.

O Secretário- geral destacou ainda a necessidade de “criar condições para que as famílias possam ser apoiadas” ao longo da escolaridade obrigatória dos filhos – que passa para 12 anos – de modo a que “percebam que têm vantagens” no prolongamento da frequência escolar.

Quanto às obras de recuperação e renovação do parque escolar, José Sócrates destacou que foram “o maior investimento de sempre na educação desde as últimas décadas”.

Acrescentou que irá ser aumentada, em 80 por cento, a comparticipação comunitária na construção de centros escolares e que o governo irá bonificar os gastos das autarquias cada vez que instalarem painéis solares para produção de eletricidade.

“As mudanças produziram resultados que nos vão encorajar a prosseguir”, frisou o líder socialista, para quem “o triunfo do Portugal está ligado à educação e à aceitação de que esta é uma prioridade indiscutível para o desenvolvimento económico”.

Isabel Alçada, também presente no encontro, afirmou sentir “grande satisfação” por poder prosseguir o trabalho da sua antecessora, Maria de Lurdes Rodrigues, no que concerne à construção de centros escolares.

“É para mim um motivo de grande satisfação poder prosseguir o trabalho da minha antecessora Maria de Lurdes Rodrigues”.

No seu discurso Isabel Alçada apontou cinco prioridades políticas da pasta que tutela: educação para todos os portugueses, resultados da aprendizagem, enriquecimento do currículo educativo, modernização da escola e apoio e desenvolvimento profissional dos professores.

Isabel Alçada, destacou como fundamentais a educação pré-escolar, o alargamento da ação social, o ensino especial e a necessidade de “prosseguir no esforço que permita evitar, anular o insucesso e o abandono escolar”.

No encontro estiveram também presentes os deputados Bravo Nico, Coordenador para a Educação, no Grupo Parlamentar do Partido Socialista, e Luiz Fagundes Duarte, Presidente da Comissão de Educação e Ciência.