José Sócrates promove políticas ambientais
José Sócrates defendeu no sábado que “vai sendo altura das políticas de ambiente deixarem de ser apenas o assumir do que não pode deixar-se fazer para serem políticas onde se explica às pessoas o que podem fazer”, disse, considerando que “é uma questão de atitude”.
O primeiro-ministro falava em Ovar na apresentação do Polis para a Ria de Aveiro, o primeiro acordado entre o Governo e uma comunidade intermunicipal, envolvendo um número recorde de 11 municípios.
José Sócrates considerou que o Polis de Aveiro é exemplo desta nova forma de promover a política ambiental, enquanto programa que visa proteger a natureza ao serviço do homem e na sequência de um amplo consenso entre os municípios, o Governo e as outras entidades envolvidas.
O objectivo passa por “transformar a Ria de Aveiro num exemplo para todo o país, juntamente com os dois outros Polis de segunda geração lançados pelo Governo, o da Ria Formosa e o do Litoral Norte entre Caminha e Esposende”.
Para José Sócrates, estes projectos têm de servir de “referência para elevação dos padrões ambientais no litoral, uma área mais sensível do país que exige uma intervenção com maior subtileza”.