home

José Sócrates presta condolências aos portugueses madeirenses

José Sócrates presta condolências aos portugueses madeirenses

Depois do encontro com a Comissão Nacional, no Hotel Altis, em Lisboa, o primeiro- ministro, José Sócrates, deixou a sua palavra de solidariedade para com as vítimas da Madeira, depois de saber da tempestade que assolou aquele arquipélago português. Depois do Plenário de Militantes da Federação do Porto, José Sócrates seguiu para a Madeira para prestar todo o apoio e condolências aos portugueses madeirenses.

No dia em que a Madeira foi fustigada por chuvas torrencias, o primeiro- ministro José Sócrates, acompanhado pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, deslocou-se aquele arquipélago para se inteirar dos estragos causados pelo temporal, que  provocou dezenas de  mortos e centenas de desalojados.

Depois de aterrar no aeroporto do Funchal, José Sócrates reuniu-se com o governo regional da Madeira e a Protecção Civil para poder responder ao temporal que assolou a ilha.

À chegada esta noite ao Funchal, José Sócrates afirmou aos jornalistas que irá visitar alguns dos locais afetados pela tempestade de hoje e que irá reunir-se na Quinta da Vigia com o Governo Regional e com os responsáveis da Protecção Civil. “Temos diferentes serviços em prontidão disponíveis para ajudar”, sublinhou o primeiro ministro.

José Sócrates manifestou ainda solidariedade com “o povo da Madeira” e com o Governo Regional da Madeira e deixou “uma palavra de conforto e coragem àqueles que perderam familiares”.

“Este é o momento para trabalharmos em conjunto e eu vim assegurar-me de que tudo está a ser feito por parte do Governo da República para ajudar o Governo Regional a responder a esta situação de emergência”, referiu.

Já em Lisboa, o Primeiro-ministro, José Sócrates, ofereceu “toda a ajuda que o Governo Regional necessitar para que a Madeira possa iniciar imediatamente os trabalhos de recuperação”.

“A conclusão a que chegamos é que o Governo Regional da Madeira está a controlar muito bem a situação e a tratar já dos trabalhos de recuperação”, disse José Sócrates, após uma reunião com Alberto João Jardim e o seu governo.

“Nós oferecemos ao senhor presidente do Governo Regional da Madeira toda a ajuda de que necessitar para que a Madeira possa iniciar imediatamente esses trabalhos”, declarou.

 “Combinámos entre o Governo Regional e o Governo da República duas coisas, aquilo em que podemos já dar uma ajuda para responder às situações de emergência e manter um diálogo entre o Governo Regional e o Governo da República por forma a que se possa definir um quadro geral de ajuda à Região para responder à situação”, acrescentou.

“Estão todos os serviços do Governo Regional e do Governo da República empenhados para responder a esta situação”, realçou José Sócrates.