home

José Sócrates: “não temos outra alternativa que não seja apostar nas exportações”

José Sócrates: “não temos outra alternativa que não seja apostar nas exportações”

José Sócrates, afirmou hoje que Portugal “não tem alternativa” que não seja a aposta nas exportações e elogiou os setores da metalomecânica e metalúrgica pelo “contributo” para a recuperação económica de Portugal.

De visita às instalações da Frezite, uma empresa de engenharia, no concelho da Trofa, especialista em sistemas de ferramentas de corte e precisão, José Sócrates elogiou “o contributo para a recuperação económica do país dado pelos setores da metalomecânica e metalúrgica” que, segundo explicou “aumentaram as exportações em cerca de 100 por cento, quer em volume, quer em qualidade”.
Aliás, segundo defendeu Sócrates, “não temos outra alternativa que não seja apostar nas exportações”.
Mas para que “isso seja possível”, explicou o ainda primeiro-ministro “é preciso dirigir as políticas públicas para este setor”.
A visita contou ainda com a assinatura de um protocolo ao abrigo do INOV Export entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal ((AICEP) e a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP).
O programa Inov Export “foi um dos programas reforçados no quadro da Iniciativa para a Competitividade e o Emprego, lançada em dezembro de 2010” que pretende envolver as associações empresariais e prevê a colocação de 500 estagiários”, segundo uma nota revelada pela assessoria do primeiro-ministro.
Sobre o protocolo hoje assinado, José Sócrates esclareceu que uma aposta “neste domínio junta duas áreas fundamentais da estratégia de crescimento: as qualificações e as exportações”.
Segundo o primeiro-ministro “só uma aposta na produção de bens transacionáveis e nas exportações permitirá garantir um crescimento sustentado”.
Sobre a empresa que hoje visitou, a Frezite, José Sócrates, disse ser “um bom exemplo de um trabalho bem feito” pelo “investimento em ciência, tecnologia e defesa dos postos de trabalhos dos seus colaboradores”.