home

José Sócrates incentiva participação numa nova ordem regulatória mundial

José Sócrates incentiva participação numa nova ordem regulatória mundial

José Sócrates desafiou, na sessão de abertura do V Fórum Parlamentar Ibero-Americano, na Assembleia da República, os países ibero-americanos a concertarem posições para que participem enquanto comunidade na construção de uma nova ordem regulatória mundial na economia e na política.

Ver vídeo…

O primeiro-ministro português elogiou a acção concertada dos Estados dos diferentes países na resposta à crise mundial que permitiu, na sua perspectiva, evitar “uma catástrofe económica” e sublinhou que a recente crise económica e financeira mundial deve ser motivo de reflexão para mudar a regulação económica: “se a prioridade imediata é a recuperação da economia, a verdade é que o mundo já começou a discutir a nova ordem económica e os novos sistemas de regulação económica. Isto dá-nos uma grande oportunidade”.

José Sócrates lembrou que a comunidade Ibero-Americana pode “fortalecer uma visão comum e uma participação nessa nova ordem regulatória mundial que se está a desenvolver”: “estamos numa altura propícia ao debate e à concertação de posições, porque o mundo está a mudar na regulação económica e está a mudar na geopolítica. Isto dá-nos uma oportunidade de partilhar visões, experiências e de concertar politicamente essa participação na mudança mundial que está acontecer”.

O primeiro-ministro falou ainda sobre os resultados da aplicação do Plano Tecnológico e de medidas como a empresa na hora” em Portugal, sublinhando, perante os parlamentares ibero-americanos, que Portugal ocupa a primeira posição europeia na disponibilização de serviços públicos por via electrónica: “é possível fazer mudanças significativas em pouco tempo, se houver prioridades claras e persistência política”, sustentou.