José Sócrates inaugura maior empreendimento de aquacultura de pregado do mundo
José Sócrates disse ter “orgulho na administração portuguesa” pela celeridade com que conseguiu que o maior empreendimento de aquacultura de pregado do mundo fosse inaugurado em Portugal.
Falando em Mira na inauguração da Acuinova, filial do grupo Pescanova para a produção de pregado, que envolveu um investimento de 140 milhões de euros, José Sócrates disse que o empreendimento se insere “na linha consistente de promoção do investimento estrangeiro”, seguida durante a legislatura: “Contra ventos e marés e apesar de algumas contrariedades, o empreendimento aqui está. Eu sei o que passámos para estarmos aqui hoje: foi precisa determinação, empenho e confiança.
O primeiro-ministro teve também palavras de elogio para o grupo Pescanova pela forma como se aplicou, encurtando os prazos para realizar o investimento “de que Portugal precisa”: “É com estes investimentos que se cria um país melhor”, afirmou, realçando que vai ajudar a dinamizar a investigação e desenvolvimento, em ligação com a rede de universidades, criar emprego qualificado e aumentar as exportações.
Segundo o primeiro-ministro, trata-se de um investimento modernizador, que inaugura a formação de um “cluster” agro-alimentar, conferindo a Portugal “dimensão e escala na aquacultura, que “vai subir de importância”.
A nova unidade da Acuinova – Actividades Piscícolas, S. A, reconhecida como de potencial interesse nacional em 2005, deverá criar 800 postos de trabalho, 200 dos quais directos. A empresa prevê produzir desde já 7000 toneladas de pregado por ano, sendo que cerca de 99 por cento da produção será destinada ao mercado comunitário e à exportação para países terceiros.