José Sócrates está disponível para debater na televisão com líderes da oposição
O Partido Socialista confirmou a disponibilidade de José Sócrates para participar em debates bilaterais televisivos com os líderes dos partidos com representação parlamentar.
Segundo Vieira da Silva, director de campanha do PS, José Sócrates “estará disponível para que se desencadeiem todos os procedimentos que levem à realização de debates bilaterais entre os dirigentes dos partidos que concorrem às eleições” e que têm assento parlamentar.
“Achamos que esta possibilidade deve ser concretizada rapidamente, num quadro claro, definido e com regras próprias. Temos uma posição de defesa do debate, do esclarecimento e da mobilização do eleitorado para as próximas legislativas”, assegurou Vieira da Silva.
Relativamente ao modelo de debates para as eleições legislativas, o director de campanha disse que o PS continua a preferir que se repetisse o modelo das legislativas de 2005, em que houve dois debates entre os líderes dos dois maiores partidos e um terceiro com os líderes de todos os partidos com representação parlamentar.
“Como é sabido, o PS apresentou uma proposta sobre debates, que continua a parecer-nos equilibrada e que pretendia retomar a tradição que ainda nas últimas eleições legislativas foi seguida. Mas essa proposta não foi bem recebida por outras forças políticas e, naturalmente, que o secretário-geral do PS, conforme provou nesta legislatura com as suas idas ao Parlamento, não tem qualquer espécie de receio dos debates”, afirmou Vieira da Silva.
Segundo Vieira da Silva, caso se concretizem os debates bilaterais, num total de dez, deixará de ser necessário um debate que envolva simultaneamente os cinco líderes de partidos com representação parlamentar.