José Sócrates elogia êxito de Cimeiras
José Sócrates saudou em Estrasburgo a escolha do actual primeiro-ministro dinamarquês Anders Fogh Rasmussen como futuro secretário-geral da NATO, na conclusão de “uma cimeira que reforça a confiança na organização”.
Considerando ter-se tratado de uma reunião “particularmente bem sucedida”, da qual saíram “decisões” que “relançam” a Aliança Atlântica, Sócrates defendeu que “o êxito desta cimeira soma-se também ao êxito da cimeira do G-20, o que quer dizer que o Mundo teve esta semana boas notícias das reuniões internacionais que decorreram”.
“Temos novo secretário-geral e é muito agradável poder sublinhar este aspecto, no final da Cimeira”, disse Sócrates no encerramento da reunião que assinalou os 60 anos da NATO. Considerando que “a NATO assinalou o seu 60º aniversário de uma forma particularmente feliz”, o primeiro-ministro salientou que esta “foi uma cimeira de decisões, e decisões que reforçam confiança na organização”.
Entre os factos relevantes do encontro, salientou ainda a entrada de dois novos membros – a Albânia e a Croácia -, a reentrada da França para a estrutura militar da aliança, a reactivação do conselho NATO-Rússia, a nova estratégia para o Afeganistão e a decisão de iniciar os trabalhos, uma vez assente o método, de revisão e definição do novo conceito estratégico da organização.
Esse novo conceito estratégico, discutido ao longo dos dois dias de trabalhos pelos chefes de Estado e de Governo dos 28 países membros da NATO, será aprovado na próxima Cimeira, a ter lugar em Portugal, em 2010 ou 2011.