home

José Sócrates: “É preciso responder ao problema dos mercados com decisões tomadas ao …

José Sócrates: “É preciso responder ao problema dos mercados com decisões tomadas ao …

José Sócrates afirmou que as medidas anunciadas fazem parte das linhas de orientação de crescimento: “É preciso responder ao problema dos mercados com decisões tomadas ao nível do crescimento. Estamos confiantes com a nossa execução orçamental”, afirmou José Sócrates esta noite em entrevista à Sic.

 

Ver vídeo…

José Sócrates disse ainda que, se o Parlamento aprovar uma moção contra o novo Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), isso significa a abertura de uma crise política com consequências “terríveis” para Portugal.
 “Se a Assembleia da República decidir uma moção contra o PEC, isso significa que o país não está em condições de se comprometer internacionalmente, nem o Governo está em condições de se comprometer internacionalmente. Isso significa, do meu ponto de vista, uma crise política”, considerou o primeiro-ministro.
Neste contexto, o líder do executivo afirmou esperar que “todos [os partidos] caiam em si”, em especial o PSD.
“Compreendo que o PSD se oponha a alguma das medidas e as queira trocar por outras, mas não consigo compreender um partido que diz que não aceita estas medidas e também não quer falar de outras. Isso quer dizer que esse partido quer criar uma crise política sem falar em crise política, não assumindo essa responsabilidade”, afirmou.
José Sócrates deixou mais um aviso sobre as consequências de um eventual chumbo do PEC, alegando que ”ninguém na Europa acredita que Portugal cometa o erro de precipitar uma crise política”.
José Sócrates negou que as medidas que apresentou sejam um facto consumado e considerou “incompreensível” a reação dos sociais-democratas.
“Estamos disponíveis para negociar todas as medidas. Isto é uma atitude construtiva”, salientou.