home

José Sócrates diz que líder do PSD tem “preconceito social”

José Sócrates diz que líder do PSD tem “preconceito social”

O secretário-geral do PS disse hoje que o presidente do PSD tem um “preconceito social” e de fazer “um insulto à coragem” de muitos portugueses ao criticar os diplomas dados a formandos dos cursos do programa Novas Oportunidades.

Ver fotogaleria…

Ver vídeo…

 

José Sócrates falava numa sessão do programa Novas Oportunidades em Vila Franca de Xira.
Sócrates contrapôs que Pedro Passos Coelho, que agora “tenta emendar a sua posição” sobre o programa Novas Oportunidades, revelou “impreparação” e “insultou a coragem dos portugueses”.
“O que mais me chocou é que insultou a coragem dos portugueses, porque é preciso coragem e humildade para que alguém se inscreva e regresse à escola. Estas pessoas inscritas no Novas Oportunidades devem ser encorajadas, devem ser um exemplo. Estas pessoas não merecem ser insultadas”, declarou, recebendo uma prolongada salva de palmas.
Na sua intervenção, o secretário-geral do PS atacou também os sociais-democratas por estarem agora a ensaiar um recuo nas críticas ao programa Novas Oportunidades e por alegadamente terem preconceitos sociais.
“Um líder político não pode dar voz ao preconceito social, mas as lideranças políticas têm de ser responsáveis. Foi dito que o Estado dava diplomas a troco de votos, fizeram-me um ataque pessoal como se eu desse diplomas e, pior, foi dito que esses certificados não valem nada, porque certificavam a ignorância”, apontou Sócrates.
Em suma, segundo o secretário-geral do PS, “ficou bem claro o que eles querem dizer, porque tudo espelha um preconceito social”.
“Na cabeça deles está a ideia de que devem estudar aqueles que sempre tiveram oportunidades para tudo, são os afortunados e não os humildes”, declarou.
No plano político, Sócrates visou ainda de forma crítica a ação dos governos do PSD no plano da formação profissional.
“Que moral aqueles que, quando lá estiveram nunca fizeram nada, têm para criticar tudo. O presidente do PSD tem criticado tudo, mas diga-me lá o que você já fez na vida para melhorar a vida dos seus compatriotas?”, interrogou-se o líder dos socialistas.
Antes das intervenções de Ferro Rodrigues e de José Sócrates, fizeram curtos discursos sobre o programa Novas Oportunidades um empresário, um formador e vários formandos.
Sobretudo os formandos do Novas Oportunidades visaram as críticas feitas pelo presidente do PSD ao modelo do programa e dois deles chegaram a comover-se enquanto a plateia os escutava.
Uma senhora de meia-idade atacou o líder social-democrata ao apresentar-se na sessão dizendo que era uma das “500 mil pessoas certificadas pela ignorância”.
Mas a intervenção mais forte partiu de um homem com cerca de 50 anos, natural de Sines, Carlos Silva, que teve funções autárquicas, que contou que se abraçou à sua mulher a chorar quando concluiu a sua formação no Novas Oportunidades.
“Quando eu tinha a quarta classe ninguém tinha a coragem de me chamar ignorante. Agora que tenho o 12º ano pelo Novas Oportunidades já sou ignorante”, referiu, recebendo uma salva de palmas e fazendo ainda um desafio a Pedro Passos Coelho.
“Aceite discutir connosco para ver quem é o verdadeiro ignorante”, disse.