home

José Sócrates defende respeito e cooperação na relação com Presidente da República

José Sócrates defende respeito e cooperação na relação com Presidente da República

O primeiro-ministro afirmou, em entrevista à RTP, que não acredita que o Presidente da República se “deixe instrumentalizar pela oposição”,negando a existência de uma crise institucional.

Ver Vídeo…

“Se a oposição acha que pode aproveitar ou tentar instrumentalizar o Presidente da República para as suas posições, julga mal. Faço a justiça de pensar que o senhor Presidente da República não se envolve nem se deixa envolver no clima de pré-campanha eleitoral que já estamos a viver”, declarou José Sócrates.

“Quando há divergência entre mim e o senhor Presidente da República, essas divergências são transparentes. Já divergi sobre o Estatuto dos Açores, na lei do divórcio e na lei da paridade, e sempre foi assumido por ambas as partes como normal em democracia e com respeito institucional”, afirmou o primeiro-ministro.

“Quer eu quer o Presidente da República temos consciência de que a cooperação institucional é um bem inestimável e é o que os portugueses esperam. É fundamental para o regime democrático, em particular neste momento de crise”, disse.

Ainda sobre as actuais relações institucionais com o Palácio de Belém, o primeiro-ministro referiu diferenças pessoais em relação a Cavaco Silva: “Eu e o senhor Presidente da República não temos a mesma mundivivência, não temos a mesma cultura política, nem porventura até os mesmos valores político – e por isso discordamos em muitas áreas. Mas isso não nos impede de termos respeito mútuo”.