home

José Sócrates critica atitude de "orgulhosamente sós" de Manuela Ferreira Leite

José Sócrates critica atitude de "orgulhosamente sós" de Manuela Ferreira Leite

José Sócrates incitou, no encerramento do comício socialista de Faro, Manuela Ferreira Leite a apresentar uma proposta política positiva, depois de a acusar de “diabolizar” cidadãos de outros países e de ostentar a atitude do “orgulhosamente sós”.

“O que eu tenho para dizer à Drª Manuela Ferreira Leite é talvez isto: é chegado o momento, ao fim de tantos meses, de dizer alguma coisa de positivo ao país, dar alguma ideia de como pretende resolver os problemas, apresentar uma proposta. Por favor, diga alguma coisa aos portugueses sobre ideias e propostas”, disse o secretário-geral do PS.

José Sócrates criticou ainda a ideia defendida pela presidente social-democrata de que o comboio de alta velocidade apenas beneficia os espanhóis: “parece que a Drª Manuela Ferreira Leite gosta sempre de diabolizar alguém. Na pré-campanha começou com a ideia de que as obras públicas eram só para cabo-verdianos e ucranianos, mas agora são os espanhóis a propósito do TGV”.

O líder socialista disse recusar “lições de patriotismo” e acrescentou que “nem as democracias vivem com alguém que se julga mais patriota do que os outros”, questionando depois a “credibilidade” política da líder social-democrata: “como é que alguém quando está no Governo defende a alta velocidade e quando está na oposição decide opor-se?”

José Sócrates ligou ainda Manuela Ferreira Leite a um modelo de “orgulhosamente sós”: “Eu sei ao que conduz esta política do isolamento económico:  ao subdesenvolvimento, à pobreza e ao atraso”.

O secretário-geral do PS acusou também a presidente do PSD de ter retirado do programa do seu partido a introdução de portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) “por puro oportunismo político”.