home

José Sócrates considera o SNS um serviço “bem sucedido”

José Sócrates considera o SNS um serviço “bem sucedido”

O secretário-geral do Partido Socialista, José Sócrates, afirmou, no evento Fórum Saúde – “SNS Serviço Nacional de Saúde, Um Direito, Um Dever”, que defende “o Serviço Nacional de Saúde por motivos ideológicos”, pois defende-o com base nos seus “ideais”.

 

ver vídeo…

José Sócrates diz acreditar “num país que tem a ambição de ter na área da saúde igualdade no seu acesso”, sendo este um “dos valores mais nobres das sociedades democráticas. Não há hoje sociedade democrática evoluída e moderna que não ambicione ter igualdade no acesso à saúde”.
Afirma ainda que garantirão mais a dignidade da vida humana se defenderem “que todos têm acesso ao combate ao sofrimento, ao acesso ao tratamento, e à promoção da saúde.”
“O SNS é um serviço público onde está expressa de forma clara o ideal da equidade e da justiça. Porque realmente é o único serviço público para o qual todos contribuem de acordo com as suas possibilidades através dos seus impostos, e recebem de acordo com as suas necessidades”, disse.
Referindo alguns valores, José Sócrates, afirma que hoje a esperança média de vida acompanha “aquilo que é a média de esperança de vida dos países mais desenvolvidos do mundo, portanto a média do OCDE”.
O secretário-geral afirma que “a unidade dos cuidados continuados, foi sem dúvida uma das reformas que mais qualificação trouxe nos últimos anos ao nosso Serviço Nacional de Saúde”.
Para terminar, José Sócrates, refere que “defender o SNS é também defender um serviço que tem mostrado que é bem sucedido e que presta bons serviços”, afirmando que este tem “vontade de melhorar, de evoluir, não de ficar parado, não de uma defesa estática”. Sendo um serviço que “está aqui para ser eternamente jovem ao serviço da sociedade portuguesa”.