home

José Sócrates condena proteccionismo

José Sócrates condena proteccionismo

A solução para a crise “não passa pelo proteccionismo isolacionista, nem pela redução dos direitos sociais dos cidadãos”, disse esta manhã José Socrates, durante a sessão de abertura da 8ª reunião regional da Organização Internacional do Trabalho, que decorre até sexta-feira em Lisboa.

Veja aqui o vídeo da notícia…

O primeiro-ministro português defendeu que os países “têm de evitar a armadilha do proteccionismo”, porque isso “representaria um passo atrás para o mundo”. “O caminho não passa pelo proteccionismo nem pela redução dos direitos sociais. Precisamos antes de renovar a regulação económicas aos níveis nacional, europeu e mundial. Sei que é um caminho difícil, mas só por esse caminho seremos capazes de assegurar a paz civil nas nossas sociedades”, declarou.

Na sua intervenção, José Sócrates fez uma cerrada defesa das virtudes do modelo social europeu nas suas concepções de direitos sociais e no trabalho, mas também da experiência de integração política da União Europeia: “Depois desta crise, não pode ficar tudo na mesma. Não podemos responder à crise com as mesmas medidas que a geraram”. Para Sócrates, a presente crise mundial “deve precisamente ser uma oportunidade para corrigir as estratégias que predominaram nas últimas duas décadas”.