home

José Sócrates anuncia medidas na Educação

José Sócrates anuncia medidas na Educação

José Sócrates anunciou hoje, no discurso de encerramento do XVI Congresso Nacional do Partido Socialista em Espinho, que pretende instituir bolsas de estudo para os jovens carenciados entre 15 e 18 anos e concretizar a curto prazo a universalidade do ensino pré-escolar.

Discurso de Abertura…

Discurso de Encerramento…

O líder socialista repetiu o objectivo inerente à sua moção de estratégia de tornar obrigatório em Portugal a conclusão de 12 anos de escolaridade: “Queremos criar uma nova bolsa de estudo especificamente dirigida aos jovens entre os 15 e os 18 anos”, anunciou.

De acordo com Sócrates, estas bolsas de estudo constituirão “um complemento ao abono de família expressamente dirigido ao financiamento público das despesas com a educação secundária dos filhos”. Sócrates reivindicou depois a autoria de uma “grande mudança estrutural” no panorama educativo nacional: “O Governo quer que todas as crianças portuguesas frequentem pelo menos um ano de jardim de infância e depois, na escola, adquiram pelo menos 12 anos de escolaridade. É assim que reduzem as desigualdades”, sustentou.

No capítulo que dedicou às próximas eleições legislativas, José Sócrates começou por frisar que o PS aceitará “com humildade democrática o resultado do voto dos portugueses”. “Mas pedimos a renovação da maioria, não porque seja um fim em si mesmo, mas porque a maioria é condição para que o Governo tenha a força e estabilidade necessárias para conduzir a recuperação da economia”, justificou.

O secretário-geral do Partido referiu-se ainda à actual crise económica e financeira mundial, lembrando que “o tempo nem está para aventuras nem a crise se vence com demagogia. A demagogia, o populismo, a irresponsabilidade e o oportunismo político só agravam os problemas”.