José Sócrates anuncia alargamento de programa de estágios no estrangeiro
José Sócrates anunciou o alargamento do programa INOV-ART a mais 200 jovens ainda este ano. Este programa promove a realização de estágios no estrangeiro na área da cultura e abrange já 242 artistas.
O primeiro-ministro anunciou a medida durante um encontro com os seleccionados para a primeira fase do programa, no Palácio de São Bento.
“Dado o êxito do programa, vamos seleccionar mais 200 candidatos até ao final do ano”, afirmou José Sócrates, recordando que a iniciativa INOV-ART teve “uma grande procura”, com mais de 2.000 concorrentes a tentarem obter um estágio no estrangeiro ao abrigo deste programa.
Sócrates sublinhou que o país tem de “vencer o desafio” de garantir “mais oferta cultural e dar mais oportunidade aos que querem dedicar a vida às artes e que tiveram poucas oportunidades no passado”.
O programa, apresentado em Janeiro, prevê a realização de estágios com duração de três a nove meses em 28 países e destina-se a jovens entre os 18 e os 35 anos, que estejam desempregados ou à procura do primeiro emprego e que possuam qualificação específica do domínio cultural e artístico.