home

José Sócrates afirma que renegociar a dívida “significa não a pagar”

José Sócrates afirma que renegociar a dívida “significa não a pagar”

O secretário-geral do PS, José Sócrates, condenou a ideia de o PSD admitir a possibilidade de Portugal renegociar a dívida externa, dizendo que essa atitude num líder político visa apenas chantagear o eleitorado.

A posição de José Sócrates foi assumida no final do comício do PS em Santa Maria da Feira, respondendo assim implicitamente ao facto de o dirigente do PSD Nogueira Leite ter admitido a hipótese de Portugal ser mais tarde forçado a reestruturar a sua dívida externa.
Na reacção a este cenário admitido pelo dirigente social-democrata, o secretário-geral do PS contrapôs que renegociar a dívida “significa não a pagar, significa entrar no conjunto dos países caloteiros, significa entrar no conjunto dos países da lista negra, significa pagar esse gesto de irresponsabilidade com décadas de mais miséria e mais falência”.
“Quando um líder político admite uma coisa dessas [reestruturar a dívida] ele não está a servir os interesses do país. Ele está apenas a tentar chantagear o eleitorado”, declarou o líder socialista.