O Secretário-Geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro, expressou, ontem, uma confiança firme na vitória de Ana Abrunhosa nas eleições autárquicas de domingo, assegurando que já se sente no ar o “perfume da vitória”.
Perante a multidão reunida na Baixa de Coimbra, o líder socialista afirmou: “Eu já fui a eleições muitas vezes, já perdi e já ganhei. Mas há algo que se nota quando se vai ganhar, e há aqui esse perfume da vitória”.
A frase, recebida com aplausos, marcou o tom de um comício que respirou mobilização, esperança e unidade.
Na ocasião, o líder socialista sublinhou que esse sinal de vitória nasce da “força e energia das mulheres e dos jovens” que integram a candidatura de Ana Abrunhosa, uma equipa que representa, destacou, “a Coimbra que quer voltar a acreditar, inovar e avançar”.
Antes do comício, José Luís Carneiro participou numa arruada pela cidade, acompanhado pelos líderes do Livre, Rui Tavares e Isabel Mendes Lopes, e do PAN, Inês Sousa Real, parceiros da coligação Avançar Coimbra, que junta também o movimento Cidadãos por Coimbra, numa aliança que o Secretário-Geral do PS descreveu como “um movimento plural e diverso, que simboliza o espírito de cooperação e abertura que Coimbra precisa para crescer e se afirmar”.
No contacto direto com os cidadãos, o líder socialista revelou ter sentido uma energia especial.
“Encontrámos várias pessoas que trabalham nos serviços públicos municipais e que me segredaram que vão votar em Ana Abrunhosa. E esse é dos mais importantes sinais: o sinal de que há um desabrochar, uma vontade afirmada de mudança”, declarou, concluindo com uma mensagem dirigida à candidata: “No dia 12 de outubro à noite queremos ligar-te e dar-te os parabéns por esta grande vitória”.
Compromisso com a descentralização, mobilidade e requalificação
Ao recordar o percurso de Ana Abrunhosa enquanto ministra da Coesão Territorial, José Luís Carneiro sublinhou que Coimbra deve voltar a ocupar um lugar central no desenvolvimento do país.
Neste sentido, defendeu uma nova dinâmica de descentralização e deslocalização de serviços públicos, apontando que a administração central “deve estar presente também fora de Lisboa” e assumindo “um compromisso de honra” com essa visão.
O líder socialista destacou ainda a mobilidade como fator-chave da competitividade regional, comprometendo-se com a requalificação do acesso à A13 e reafirmando o empenho do PS em concretizar a nova maternidade de Coimbra e a requalificação das infraestruturas do tribunal, prioridades centrais da candidatura de Ana Abrunhosa.
Por um voto Coimbra pode mudar
Por seu turno, Ana Abrunhosa lamentou que Coimbra se tenha resignado a viver com pouca ambição, garantindo que a sua candidatura representa precisamente o contrário: uma cidade com rumo, objetivos claros e um programa “todo quantificado”.
“Se há coisa que eu sei fazer, é encontrar as fontes de financiamento. E porque o senhor que lá está não sabe onde ir buscar o dinheiro, não quer dizer que nós não saibamos”, enfatizou, entre aplausos.
Confiante na vitória de domingo, a candidata deixou, ainda assim, um alerta mobilizador aos eleitores.
“Por um voto se ganha e por um voto se perde. Façam a cruzinha no primeiro quadrado do boletim”, apelou.
Antes, Rui Tavares, do Livre, elogiou-a como “uma fazedora de equipas”, e Inês Sousa Real, do PAN, destacou a responsabilidade de liderar uma cidade com o peso de Coimbra.
A arruada, vivida num ambiente de entusiasmo e confiança, percorreu as ruas da Baixa de Coimbra ao som de gaitas-de-foles, tambores e cânticos de “Ganhar para Avançar”, terminando junto à sede da candidatura, onde Ana Abrunhosa se juntou aos apoiantes num momento de alegria e dança, símbolo da energia e esperança que a coligação quer levar à vitória.